Ilha de Santiago

Cabo Verde

scroolldown-oásis-04-1

Cabo Verde é...

Sinónimo de gastronomia rica, com a tradicional Cachupa, o conhecido Bife de atum, o Xerém ou ainda o Modjo típico de São Nicolau.

A arte da Morabeza, que espelha o carinho com que nos recebem, é o símbolo da Sodade, tal como nos mostrou a voz de Cesária Évora, e do Cretcheu, o lado doce e romântico de um povo.

Uma melodia calma e terna como a Morna, é o ritmo quente do Funaná.

Um modelo de democracia, estabilidade e crescente prosperidade. Facto esse comprovado pela atribuição do prémio Mo Ibrahim ao ex-Presidente Pedro Pires, como forma de reconhecimento pelos seus feitos em termos de direitos humanos e boa governação, em que Cabo Verde se tornou o segundo país africano a elevar-se da categoria dos Menos Desenvolvidos da ONU.


parallax background
 

lha de Santiago


Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, pertence ao grupo do Sotavento. Dista cerca de 50km em linha reta da ilha do Fogo, a oeste, e a 25km da ilha de Maio, a leste.

A cidade da Praia é ao mesmo tempo a capital do país e a sua cidade mais populosa.


PONTOS DE INTERESSE

A ilha dispõe do Aeroporto Internacional da Praia, situado a apenas 3km do centro da cidade, que recebe vôos internacionais procedentes da Europa, da América do Sul, da América do Norte e do continente africano, além dos vôos domésticos.

Cerca de 50km a norte da Praia localiza-se a cidade de Assomada com o seu concorrido mercado e o Museu da Tabanka. A norte da ilha, a cerca de 75km da Praia, está a cidade do Tarrafal, com praia de areias claras e palmeiras. Nesse mesmo concelho está o antigo Campo do Tarrafal criado pelo Governo português do Estado Novo para abrigar prisioneiros exilados.

HISTÓRIA

Ribeira Grande de Santiago, atual Cidade Velha, a 15km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira capital de Cabo Verde e é atualmente património mundial.

A ilha dispõe do Aeroporto Internacional da Praia, situado a apenas 3km do centro da cidade, que recebe vôos internacionais procedentes da Europa, da América do Sul, da América do Norte e do continente africano, além dos vôos domésticos.

CULTURA

A variante do crioulo cabo-verdiano falada em Santiago recebe o nome popular de badiu, termo também utilizado para designar o natural dessa ilha.

LOCAIS A VISITAR

Praia


A Praia é a maior cidade de Cabo Verde. Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira.

Como cidade capital, abriga no bairro chamado Plateau, promontório à beira-mar, edifícios públicos e outras construções de importância, como o Palácio Presidencial, construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Contam-se ainda a antiga Câmara Municipal, prédio com fachada clássica e uma torre central quadrada, a Igreja Nossa Senhora da Graça, também no estilo classicista, o Museu Etnográfico e o Monumento de Diogo Gomes, navegador português e descobridor da Ilha de Santiago em 1460.

Tarrafal


A cidade do Tarrafal tem das poucas praias de areia branca da ilha, e certamente das mais paradisíacas do arquipélago, numa baía rodeada de coqueiros.

A Colónia Penal do Tarrafal, situada no lugar de Chão Bom do concelho do Tarrafal, foi criada pelo Governo português do Estado Novo. O Campo de Concentração do Tarrafal, como ficou conhecido, começou a funcionar em 29 de outubro de 1936, com a chegada dos primeiros prisioneiros. Aqui eram encerrados os inimigos políticos do regime ditatorial de Salazar, tendo falecido cerca de 40 detidos. O Campo do Tarrafal encerrou em 1954, tendo sido recativado em 1961, sob a denominação de Campo do Chão Bom, para receber prisioneiros oriundos das colónias portuguesas.

O Museu da Resistência integra-se no projeto de preservação e musealização do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, com o objetivo, a longo prazo, da sua declaração como Património da Humanidade.

Cidade Velha


A Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15 quilómetros a oeste da Praia, na costa de Cabo Verde. A 10 de Junho de 2009 foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Devido à sua rica história, manifestada por um interessantíssimo património arquitetónico, a 26 de junho de 2009, a Cidade Velha foi considerada pela UNESCO, Património Mundial da Humanidade.

Assomada


Assomada, também conhecida por Santa Catarina, é um importante pólo comercial. O centro da cidade revela uma forte presença de edifícios de estilo colonial português, que testemunham o seu passado histórico.

O mercado de Assomada é tido como o maior e mais concorrido de Santiago, com uma enorme variedade de produtos agrícolas e artigos diversos que se compram e vendem. A isto não será alheio o facto de nos encontramos no coração da maior e mais populosa ilha do arquipélago de Cabo Verde e no concelho de Santa Catarina, o "Celeiro de Cabo Verde".Em termos culturais, merece especial destaque o Museu da tabanca. Instalado no edifício da antiga Repartição da Fazenda e dos Correios, considerado património histórico-cultural pelo seu traçado arquitetónico, o atual Centro Cultural da Assomada localiza-se no centro da cidade.

OASISATLANTICO.COM
Português